top of page

Lourenço de Bem convida você para exposição CasoAcaso de Julia Repa, sexta (23) às 19h



Release:

CasoAcaso, ou ‘zu fall’, é o título da exposição de pintura em telas da artista plástica austríaca Julia Repa, que recebe curadoria de Lourenço de Bem.


Julia, que também é musicista, mudou-se para o Brasil em 1991, em função de sua carreira de violonista. Mas, enveredou-se para o campo das artes plásticas a partir de 2003, com estudos de pintura e desenho, em Goiânia. Em 2006 mudou-se para Brasília e a partir de 2012 intensificou as atividades artísticas dedicando parte significativa de seu tempo às pinturas que, já desde sua fase incipiente, revelaram-se de uma personalidade acentuada.


Estudante de Artes Plásticas na Universidade de Brasília e aluna no Atelier Lourenço de Bem, a artista vem experimentando as mais diversas técnicas e estilos de pintura nos últimos 3 anos. No entanto, CasoAcaso revela o relacionamento da artista com seu trabalho atual.


Repa criou o termo zu fall em alusão à palavra alemã Zufall, e explica que é um substantivo e significa coincidência, acaso e, no sentido mais positivo, sorte. Separando o sufixo do substantivo Zufall e escrevendo com letras minúsculas, a associação com o verbo evidencia o que artista diz sentir quando realiza suas pinturas: o acaso e a sorte caem sobre si e, então, ela entra fazendo sua parte, manipulando, interferindo e conduzindo tanto a tinta quanto o diluente, a água.


Tecnicamente, na medida em que a artista maneja a tela, a aplicação da tinta aguada é guiada para criar desenhos. “Diria que é a impressão da casualidade, porque movimento a tela para resultar em desenhos e manchas”, comenta Julia Repa.«É muito mais do que o acaso, é a felicidade de um momento sagrado, de uma fusão do emocional com o racional, de sentir com os olhos e ver com o coração”, diz ela.


O curador, Lourenço de Bem, se refere ao Tachismo para explicar a técnica utilizada por Julia Repa em seu trabalho. Desenvolvido na França entre os anos 40 e 50, o tachismo – derivado do francês tache, que significa mancha - é um estilo de pintura abstracionista informal, caracterizado por pinceladas espontâneas e vigorosas, pingos e escorridos que criam, algumas vezes, desenhos ou formatos que remetem à caligrafia.


Segundo Lourenço de Bem, “você vê que o trabalho da Julia é muito rico porque ela procurou inovar dentro deste contexto. A gente chama de fatura a maneira como o artista coloca a tinta na tela. E ela conseguiu vários tipos de fatura usando essencialmente a mancha e, praticamente, eliminando as cores”. CasoAcaso é o resultado da entrega plena da artista que se utilizou de uma intensa pesquisa de materiais aplicados em desenhos tecnicamente primorosos, conclui o curador desta exposição.


Sob a percepção da artista plástica Sheila Tapajós, “A pintura de Julia Repa foi elaborada no estudo da arte tradicional, o que se observa em suas obras. Repa expressa, em seus abstratos, a presença de figuras de um rigoroso desenho. Pinceladas vigorosas, cores monocromáticas, com leves nuances, são as características dessa artista enigmática. Julia Repa viaja neste mundo misterioso com muita personalidade e originalidade”.


Serviço:

CasoAcaso - Exposição de pinturas

Artista: Julia Repa

Curador: Lourenço de Bem

Local: The Gallery, ala nova, piso 1, Shopping Deck Norte.

Vernissage: dia 23 de setembro, às 19h.

Visitação: de 24/9 a 8/10, das 13h às 19h.

Entrada livre.

Classificação etária livre.

Informações e confirmação de presença no vernissage: alb.arteproducao@gmail.com Produção/Comunicação: Renata Coli (61) 99161-8838 (whats)

Montagem: Nando Negreiros

Apoio: Shopping Deck Norte e Embaixada da Áustria

Agradecimentos: Servus - Restaurante de Cozinha Austríaca e Alemã; e Associação dos Amigos da Áustria


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page