top of page

40 Horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea ocupa Museu da República dias 29 e 30 de se


Os temas Pintura na Contemporaneidade e A Voz da Urbanografia (Arte Urbana) serão palestrados pelos artistas Luiz Aquila, Ralfe Gehre, Irene Lasivita, Michelle Cunha e Pedro Sangeon no Museu Nacional, nos dias 29 e 30 de setembro. Entrada gratuita.


Artes plásticas em pauta em um evento com 40 horas de duração! O projeto 40 horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea, realizado pelo Atelier Lourenço de Bem com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura - FAC, ocupa o auditório 2 do Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios) trazendo diferentes abordagens da arte contemporânea às mesas redondas, que já acontecem desde maio e junho, e retornam agora em setembro e em novembro.


Diversas feras das artes visuais nacionais e internacionais discutem temas como Arte e Loucura, O Panorama da Gravura no Brasil, Coleção e Curadoria, O desempenho da produção artística no cenário social, cultural e geopolítico de Brasília, A voz da Urbanografia, dentre outros. Única oportunidade para apreciadores, estudantes e experientes nas plásticas.


- No sábado (29/09), os artistas Luiz Aquila e Ralph Gehre vão discorrer sobre o universo da pintura na contemporaneidade: Pintura na Contemporaneidade.


- No domingo (30/09), o 40 Horas de Arte segue vívido com a presença da artista argentina Irene Lasivita, que vem a Brasília especialmente para este evento, com o artista brasiliense Pedro Sangeon e a artista paraense Michelle Cunha para compartilhar com o público suas experiências na arte urbana, A Voz da Urbanografia. Segundo Sangeon, “Vamos discutir sobre como é trabalhar, intervir e fazer arte na rua. E como é a cidade e a articulação do artista neste aspecto”.


No final, haverá interação, com sessão livre de perguntas do público aos artistas. As mesas acontecem sempre as 14h às 19h. Nesta edição, “Serão cinco renomados profissionais das artes visuais, em dois dias”, destaca a produtora Renata Coli que atua com o artista e idealizador Lourenço de Bem em parceria na produção com Stella Lopes e Leo Gois.


Sobre os convidados à mesa:


Luiz Aquila é carioca, mas já morou nos quatro cantos do mundo. É pintor, desenhista, gravador e professor brasileiro conhecido principalmente por seu papel de orientador artístico da Geração 80, quando era professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e na Universidade de Brasília. Participou de três edições da Bienal Internacional de São Paulo e teve retrospectivas de sua obra no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e no Museu de Arte de São Paulo.


Ralph Gehre, natural de Três Lagoas/MS, vive e trabalha em Brasília desde 1962, iniciando sua carreira de artista plástico em 1980. Tem por formação Desenho e Plástica e Arquitetura e Urbanismo, ambos cursados na UnB no período entre 1972 e 1980. Utiliza diversas mídias gráficas, além da pintura e da fotografia, mas considera o desenho base de seu trabalho. Trata de questões relativas à construção do processo de leitura, situando sua pesquisa na relação entre a imagem e a palavra.



Irene Lasivita se aprimorou em pintura de cavalete, arte urbana, ilustração digital e artes gráficas. Possui obras em vários cantos do mundo: “Street Arte BA”, em Rozenblum, e “Hembra”, na Foundation na Igreja de St. Felicitas; Casa Brandon; produziu peças em Montevidéu e Aguas Dulces, no Uruguai; Holbox e DF, México; Fortaleza, Brasil, Hamburgo, Alemanha; Cotignol e Napoli, Itália; realizou mais de 15 murais individuais em La Paternal, Buenos Aires, e participa de reuniões regionais em La Plata, La Pampa, Ayacucho e Tigre. É autora do livro de ilustração em formato de vinheta: "estequem".

Pedro Sangeon, nascido em Brasília, formado em artes visuais pela UnB, é artista urbano, ilustrador, e criador do carismático personagem Gurulino - um ser zen, com um terceiro olho -, que pousa ao lado de pontos turísticos e tradicionais da capital federal, como a Rodoviária de Brasília.


Michelle Cunha é paraense e radicada em Brasília desde 2007, onde concluiu o curso de Artes Visuais. Desde os 18 anos, se dedica profissionalmente à pintura, ao desenho e ao graffiti, participando de mostras em diversos estados do país, dentre elas: coletiva MUNDEZ, no Museu Nacional da República; Encontro de Graffiti de Brasília promovido pelo GDF para revitalização do Parque da Cidade; pintura do mural de inauguração do Espaço Cultural Renato Russo; rede de Mulheres Grafiteiras DF e entorno com o projeto de mutirão de graffiti Elas Por Elas.

Sobre o projeto:


O projeto 40 horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea foi criado há 22 anos no Atelier Lourenço de Bem, que fica no Setor de Mansões do Lago Norte. Desta vez, no entanto, ele se expandiu e contará com a participação de grandes nomes locais, nacionais e internacionais.


“É uma honra trazer este trabalho para o público e para os artistas de Brasília. Precisamos disto, de ter um contato com a arte que pulsa aqui e lá fora, sem precisar nos deslocar para fora da cidade”, ressalta Renata Coli.


As inscrições gratuitas podem ser feitas em: www.40horasdearte.com.


O projeto 40 horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea tem o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e da Secretaria de Cultura e Governo do Distrito Federal.


Serviço:

40 horas - Seminário Internacional de Arte Contemporânea, com Luiz Aquila, Ralph Gehre, Irene Lasivita e Pedro Sangeon.

Dias 29 e 30 de setembro

Horário: Das 14h às 19h

Local: Museu Nacional da República (Esplanada dos Ministérios)

Entrada franca.

Informações e inscrições: www.40horasdearte.com

Classificação livre



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page